terça-feira, 13 de junho de 2017

OS PROPÓSITOS PARA A VIDA DO HOMEM

No livro “Uma vida com propósitos”, Rick Warren apresenta os cinco propósitos para a igreja, a partir da compreensão que tem do Grande Mandamento e da Grande Comissão. Sua pesquisa conclui que todo cristão precisa colocar em prática esses princípios, a fim de cumprir com a missão que o Senhor nos delegou cumprir. 

No capítulo 39 de seu livro encontramos o seguinte: Jesus disse: “Eu te glorificarei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (João 17:4NVI). Quando Jesus orou com essas palavras, ainda não tinha morrido por nossos pecados, então que “obra” ele havia completado? Nesse caso, ele estava se referindo a algo distinto da expiação. A resposta está no que ele diz nos 20 versículos seguintes de sua oração (v. João 17:6-26). 

Jesus disse ao Pai o que havia feito nos últimos três anos, que foi a preparação dos discípulos para viver conforme os propósitos de d’Ele, de acordo com o descrito abaixo: 
  • 1º. Ele os ajudou a conhecer e amar a Deus (adoração); 
  • 2º. A amarem uns aos outros (comunhão); 
  • 3º. Deu-lhes a Palavra para que amadurecessem (discipulado); 
  • 4º. Mostrou-lhes como servir (ministério); e 
  • 5º. Enviou-os a pregar o evangelho (missão). 
Portanto, Jesus é o exemplo de uma vida dirigida por propósitos e também ensinou os outros como vivê-la. Essa foi a “obra” que glorificou a Deus.

Em nossa peregrinação espiritual ou jornada de vida como Homens Corajosos devemos encontrar o nosso propósito de ser. Devemos nos dedicar em descobrir como viver de um modo que possa ser útil para os nossos filhos e toda família. 

O seu primeiro propósito de vida como homem de Deus é transmitir o amor de Deus para os seus filhos e familiares. Você só terá sucesso na sua caminhada cristã quando perceber que as pessoas que mais te amam estiverem expressando Deus em suas vidas, de acordo com o que você têm ensinado, a partir do seu exemplo de vida. Esse é o propósito da adoração, quando entendemos que devemos amar a Deus com todo seu coração, com toda sua alma e com todo o seu entendimento (Mateus 22:36). 

Uma vida de amor aos seus familiares, onde o homem dedique tempo cuidando daqueles que estão em sua volta deve ser o seu segundo propósito de vida. Momento em que deve viver em comunhão, repartindo o “pão”, dedicando tempo para conviver, promovendo os melhores momentos da história de suas relações. 

Em terceiro lugar, para você conduzir sua vida de um Homem Corajoso que exerce o papel de profeta, sacerdote e de governante justo de sua família, você precisa fazer discípulos dentro de sua casa. Seus filhos devem ser seus maiores discípulos. Ou seja, devem se espelhar em seu exemplo, observando em sua rotina o quanto Deus é importante para você. 

Em quarto lugar, como homem de Deus, você precisa demonstrar tudo que tem ensinado para sua família, numa vida de dedicação a pessoas fora de seu relacionamento familiar. Esse é o propósito do ministério. A melhor forma para se demonstrar isso é com o seu envolvimento com suas atividades na igreja. 

E por fim, você precisa comissionar seus filhos e família para fazerem o mesmo que você tem feito, ou seja, seus princípios e valores que têm ensinado a eles devem ser multiplicados no ciclo dos relacionamentos deles. Assim você estará cumprindo com o propósito de fazer discípulos, e eles estarão multiplicando o que têm aprendido, gerando vidas da mesma forma que você tem feito. 

CONHECIMENTOS ESPERADOS ALCANÇAR 

Elabore um projeto de vida, onde seja criado um roteiro para que você possa tornar prático o desenvolvimento dos cinco propósitos na rotina de seus filhos e família, de modo que você possa responder as seguintes questões:

Como você pode ajudá-los a conhecerem e amarem a Deus? 
Quais atividades você poderá ensiná-los a se amarem mutuamente? 
Como poderá conduzir sua família num amadurecimento espiritual? 
Quais atividades na igreja poderá unir a família no serviço ao Senhor? 
Juntos, como poderão fazer para alcançar pessoas para Cristo? 

Referência
Extraído da Revista "O Corajoso", atualizado em junho de 2017.
Peça o exemplar digital para estudar na sua EBD, no PG ou Célula de homens da sua igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua opinião.