segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O CHAMADO DO HOMEM E SUA FAMÍLIA


No relato bíblico em que Samuel unge a Davi como rei de Israel, sendo Saul ainda o monarca exercendo o seu reinado, encontramos alguns princípios que nos apoia com relação ao compromisso e responsabilidade do homem cristão para o exercício de seu ministério, bem como sua família.
Primeiramente salientamos que Davi fora o último dos filhos de Jessé, o belemita, a ser chamado para estar diante de Samuel que recebera a determinação divina de escolher e ungir um novo monarca, sendo este, o homem ideal para aquela tarefa. Pois Deus escolhe sem ver o exterior, mas segundo o que se encontra no coração. Nesse momento de chamado encontramos Davi envolvido com as tarefas de seu pai, pois ele é encontrado no campo cuidando do negócio da família, apascentando as ovelhas de Jessé.
Outro aspecto importante para nós compreendermos esta relação existente entre o chamado para responsabilidade e o efetivo exercício do chamado de Deus e sua família, podemos discorrer com relação à percepção de que Davi tinha com relação ao que acontecia com o seu povo, que se encontrava em guerra contra os Filisteus naquele tempo. Ele não estava alienado à cultura de seu povo, ao seu compromisso de fé ao sagrado, porquanto, logo que teve conhecimento do que acontecia fora do campo de pasto, colocou-se inteiramente à disposição para dar um basta com o que acontecia no campo de batalha de sua nação. Esse é o desafio do homem que, sendo chamado por Deus, precisa fazer de seu preparo secular, reunir condições para também cumprir com os afazeres do Pai.
Portanto, destacamos ainda que Davi se torna um exemplo para nós pelo seu senso de responsabilidade, pois, mesmo se voluntariando para enfrentar o gigante Golias, proveu um substituto para o seu lugar de Pastor de Ovelhas do seu pai. apresentando-se como filho responsável e fiel aos compromissos da família, em detrimento de sua responsabilidade com as coisas de Deus.
Ontem tive a oportunidade de viver uma experiência ímpar na minha vida familiar e chamado, pois enquanto o Senhor me chamou para pregar no encerramento do Congresso de Homens da Igreja Cristo é Vida, do Pr Joabe, em Duque de Caxias, minha esposa pregava em nossa igreja (IBRN), contando com nossa filha Raquel na direção do culto e a nossa filha mais nova, a Maria Isabel, ajudando no Ministério Kids Mais.
Ser chamado para o Ministério e poder contar com toda a família num mesmo propósito, só me enche de alegria e me confirma que este chamado não é apenas para um, mas para todos nós. Eis-nos aqui, envia-nos a nós! E que possamos, assim como Davi exercer este chamado sempre atentos com o direcionamento que Deus dará para essa honrosa chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua opinião.