terça-feira, 4 de novembro de 2014

RECOMEÇO


Desde que me entendo por gente observo as pessoas. Na maioria das vezes percebo que elas já dão sinais de quem serão, já em seus primeiros anos de vida. Independente das circusntãncias da vida, elas irão sempre reagir de acordo com os valores que foram forjados em si.

Vejamos a história de Davi, ungido, ainda criança, como rei de Israel, entretanto, só pôde assumir de fato seu reinado depois da morte do Rei Saul. Mas desde sua infância já demonstrava atitudes nobres, mesmo que não tivesse o título de rei, todos à sua volta já o consideravam como tal.

Ele tinha certeza de quem era, de quem ele servia e qual seria o desfecho de sua história.

Ele nunca deixou suas origens, sempre obediente, mesmo diante de circusntâncias favoráveis a ele, para assumir o trono de israel, nunca ousou lançar mão de momentos favoráveis a ele, para tomar posse daquilo que Deus o havia hungido. Parece que ele tinha plena consciência de que estava num estágio de sua vida que identificamos como - momento de preparo.

Diante do gigante Golias, ele demonstrou o quanto era convicto da presença de Deus em sua vida, e de quem pelejava por ela. Em momento marcante desse confronto ele declara: "Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado." (1 Samuel 17.45). Ele não duvidava de que Deus estava com ele.

No decorre de sua história, já como rei, sempre demonstrou que era homem de princípios, mesmo com defeitos e fraquezas. Podemos constatar essa personalidade de Davi na própria bíblio, pois isso não nos foi ocultado. Seu segredo? não havia! mas sua fé nos ensina que ele sempre estava disposto a repensar suas atitudes. Em algumas vezes, sua própria vida ficou em risco por causa de suas convicções, pois sempre acreditou naqueles que estava a sua volta, e isso é nobre, confiar naqueles que caminham contigo, como na história de seu filho, Absalão, quando assumiu seu trono, procurando matá-lo. Ele, mesmo um grande líder de um exército experiente, não deu ordens para matá-lo, mas para capturá-lo vivo, ou deixá-lo fugir.

Suas atitudes fezeram de Davi um homem digno de Deus, e, de entrar para a história como um homem segundo o coração de Deus, que mesmo cometendo erros, sempre soube recomeçar sua história, transformado sua relação com Deus e os homens, numa relação de justiça e dedicação.

Se você anda abatido, sem saber por onde caminhar, está atribulado pela sua própria sombra, recomece sua relação com Deus, rempense-se, recomece, caminhe em direção para luz, pois seus raios irão iluminar a estrada que se encontra diante de você. Caminhe, acredite e dê uma chance para o recomeço de sua história.

Rogério Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua opinião.