domingo, 31 de julho de 2016

AS SETE RESPONSABILIDADES DO HOMEM NA FAMÍLIA E A PRESERVAÇÃO DA IGREJA

Observando o comportamento da humanidade por todas as culturas, podemos observar que é inerente ao homem responsabilidades que evidenciam preservar cada cultura. Em todas elas essa preservação se inicia no menor elo organizado da sociedade, que é a família. É nela que iremos encontrar toda a estrutura no microcosmo social, a fim de ser reproduzido no macrocosmo cultural. A cultura sobreviverá se a família cumprir com o seu papel, e por isso, ela precisará se organizar em torno de valores de auto preservação, onde a fé, o emocional, o meterial e o psicológico estejam sendo cuidados adequadamente.

Percebendo essa tendência no mundo, quando desenvolvemos o nosso trabalho na Associação Ministerial Homens Corajosos, que consiste em observar o microcosmo da cultura, identificando os valores comuns entre as demais culturas e, após uma reflexão cristã, apresentar à Igreja como uma proposta de exercício de fé, a fim de proporcionar compreensão e fomentar ideias e sugestões que provoquem debates e construções que venham nos tornar melhores homens para Deus, para nossas famílias e para a sociedade.

Em todos as culturas vamos encontrar bem definidos os papéis de homens e mulheres, e a maioria dos problemas encontrados por aquela cultura, resume-se exatamente no surgimento de novos valores que venham ser admirados, desejados e implantados nas famílias, que acabam causando desajustes, por causa da adaptação. Como no caso dos Hebreus que desejaram ter um rei, como as culturas eram suas vizinhas.

O assunto é bastante extenso, mas iremos aprofundando na medida que prosseguirmos em nossas pesquisa para o Doutorado. Quero, apenas, abordar aqui sete responsabilidades do homem encontradas nas culturas foco de nossas pesquisas:

1º Liderança: Ele é o responsável pela provisão de autoridade, quem manda e quem obedece, os filhos olham para o pai esperando dele a autoridade. Gênesis 18:19 – Deus fala uma coisa de Abraão, Ele diz que sabia que Abraão iria prover a família dele pra seguir a Deus depois dele. Abraão vai ordenar a casa dele porque a liderança e a responsabilidade prioritária são do homem;  

2º Disciplina: Instrução e correção. Quando os filhos do sacerdote Eli bagunçaram com o sacerdócio, Deus não falou com a mulher de Eli, falou com ele (1ª Samuel cap. 2). Se existe um filho rebelde em casa, não adianta apontar pra mulher, é responsabilidade do homem. Deus reclamou com Eli e não disse uma palavra com a mulher dele; 

3º Necessidades Básicas: Alimento, roupas, moradia, estudo, etc; 

4º Desenvolvimento de sentimentos: O homem é o maior responsável pelo desenvolvimento do sentimento mais importante, o amor: Maridos, amai vossas mulheres (Efésios 5:22 em diante), não está dizendo pra mulher amar o marido. Deus sabe que os filhos olham para o pai e esperam ver no pai o amor demonstrado por palavras e atitudes. A mãe pode ser muito amorosa, mas se o pai é um homem que demonstre afeto, existem muita chance de que esses filhos não serão afetivos com seus filhos também e que não saberão demonstrar com palavras e atitudes o amor; 

5º Relacionamento sexual: O homem dever ter relações sexuais habituais com sua mulher (1ªCorintios 7:3): se o homem não conseguir realizar essa função, deve procurar ajuda na palavra e na medicina. Mas o homem tem que ter intimidade com sua mulher não somente na área sexual. Existem homens casados a muito tempo que nunca viram a mulher nua e vice versa. Essa intimidade também é relativa a coisas do dia-a-dia como, saber compartilhar com a mulher o quanto ganha, seus compromissos, as coisas do seu trabalho, o que gosta e o que não gosta no dia a dia, isso tudo deve ser sabido de ambas as partes; 

6º Prover felicidade: Fazer tudo para que a mulher seja feliz, dar a vida por ela (Efésios 5:22-25): o homem é o principal responsável por suprir as necessidades básicas da mulher. A sociedade diz que a mulher deve se entregar ao homem, mas na Bíblia diz que é o homem que deve se entregar para sua mulher e se for necessário, dar a vida por ela; 

7º Promotor da fé: O homem é o principal responsável pela salvação de sua família: Quando o povo de Israel estava confuso não sabendo a quem seguir, Josué disse: vocês podem seguir o que vocês quiserem, mas eu e minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24:15). Em Atos 16 quando o carcereiro de Filipos queria se matar, Paulo diz não faças tal coisa, e ele pergunta o que farei para me salvar? Creia no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 

Estrategicamente, como igrejas, deveríamos olhar para essas informações e elaborar programas de evangelização, de pastoreio e de cuidados com o povo de Deus considerando essas constatações. Pois, no mundo, ainda é a ÚNICA organização que tem se preocupado com a preservação da família. 

Pesquisas comprovam de que quando o homem é convertido, 70% leva a sua família, quando a mulher se converte sem o homem, leva 27% a sua família, e 3% são as crianças. Porque o homem é o principal responsável pela família e não a mulher.

Portanto, quero alertar aos Líderes e Pastores de todas as igrejas que o modelo que proporcionará o maior crescimento da sua igreja, consiste naquele em que você deixará um LEGADO para as futuras gerações. Ou seja, o modelo que não dependerá da sua existência para que essa obra permaneça até o fim dos tempos. Esse modelo adotado deve ser aquele que contemple a preservação dos valores da família, onde o HOMEM é ensinado a cumprir com as suas responsabilidades na FAMÍLIA e não na IGREJA.

Faça como Josué, e deixe um legado para as futuras gerações, pois, o contrário, depois que você morrer, a igreja que você trabalhou sua vida toda para estar cheia, em pouco tempo irá sucumbir, assim como aconteceu com muitas delas na Europa, no final do século XX.

Foi isso que aconteceu com a Igreja Evangélica na Europa, que em pouco mais de cem anos, vieram ter seus membros a zero, tendo que fechar suas portas. 

Acreditem, direcionem seus projetos em fortalecer o HOMEM onde ele mais precisa exercer o seu papel: NA FAMÍLIA.

Pr Rogério Alencar
Secretário Executivo
Associação Homens Corajosos

FONTES:

  1. Bíblia Sagrada; e
  2. http://www.raciociniocristao.com.br/2014/05/diferenca-entre-o-padrao-biblico-para-a-familia-e-o-padrao-do-mundo/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua opinião.