sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

A VIDA NÃO É UM ENSAIO

Era em torno das 21h de um dia de semana, do inverno do ano de 1990, fomos chamados para socorrer um motociclista que acabara de se acidentar na Av Brasil, nas imediações do bairro do Caju, no Rio de Janeiro. Em toda chamada para um socorro eu me preparava psicologicamente durante o percurso até o local onde se encontrava a vítima. 

Além de checar os equipamentos e medicações que possivelmente usaria para socorrer a vítima, lembro-me muito bem daquela noite que encontra-se registrada em minha mente durante todos esses anos. 

Ao chegar ao local do acidente e ver aquela cena dramática: um ônibus parado na seletiva e uma moto, totalmente desfigurada e o seu condutor, com o seu corpo em pedaços. – Provavelmente esta vítima já está morta, pensei, por causa da dimensão dos estragos que observara – mas, para minha surpresa, ao me aproximar da moto vi uma coisa próxima a ela, toda ensangüentada. Pensei que também tinham atropelado um animal, mas para minha surpresa era o condutor da motocicleta, que ao me ver se aproximando fez o seguinte pedido: “Por favor, não me deixe morrer, porque eu tenho uma filha de seis meses para criar!” 

Essas palavras ecoaram por anos em minha mente, e confesso que aquele socorro me fez refletir muito sobre a vida, sobre o meu relacionamento com Deus, enfim, sobre o que fazemos de nossas vidas, com nossas escolhas. 

Observo que muitos homens têm levado uma vida dissoluta, sem pensarem nas conseqüências de seus atos. Alguns farão escolhas que trarão arrependimentos para o resto de suas vidas, enquanto que outros, estarão leves em suas consciências. 

Assim foi com o filho pródigo, que na mensagem do meu amigo Ismael Matos, na programação de encerramento do Congresso Desperta-2015, na Igreja Batista de Rancho Novo, me fez refletir sobre a seguinte frase: “Deus não muda diante de nossas escolhas, pois quem muda somos nós.” 

O que você está fazendo com a sua vida meu irmão? 

Quais escolhas têm atrapalhado o seu desenvolvimento como homem, como ser humano e no seu relacionamento com Deus?

Hoje tenho para mim que a coragem, na maioria das vezes, não tem nada a ver com o que fazemos, mas com o que não fazemos, com nossas escolhas de não fazer. Isso sim é ter coragem. 

Coragem para ser diferente negando-se a si mesmo a cada dia, tornando-se uma pessoa melhor para si, para sua família, para Deus e conseqüentemente, para a sociedade. 

Voltando na história que introduziu este artigo, aquele homem teve a escolha de entrar na pista seletiva ou não entrar. As conseqüências você já leu. A vida é real, não é um ensaio, em tudo, colhemos os resultados de nossas escolhas. 

Tenha coragem para fazer as escolhas certas!

Rogério Alencar
Coordenador do Seminário Homens de Coragem

Um comentário:

Muito obrigado por sua opinião.